sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Livros para download e atividade



Após a leitura da obra A Moreninha, aponte as cenas que retratam a sociedade carioca do século XIX, revelando seus costumes e discutindo seus valores.

4 comentários:

  1. A obra mostra os costumes e a organização da sociedade que se formava no século XIX no Rio de Janeiro tipo; os estudantes de medicina, os bailes, a tradição da festa de Sant’Ana , o flerte das moças etc.
    (Fabrício Lima)

    ResponderExcluir
  2. No livro A MORENINHA o casamento, naquela época era feito pelos pais dos jovens. A união dos filhos trazia negócios e oportunidades à família, tratando com a solidariedade os adultos pensantes, consequência clara do amor arrebatador dos jovens; vemos também referência à escravidão mostrando o trabalho escravo e aos castigos corporais a que os negros passavam.
    ( KARINA DA SILVA SANTOS )

    ResponderExcluir
  3. A obra é no cenário da alta sociedade carioca e meado do século XIX
    Começa Felipe faz uma aposta com augusto, se ele se apaixonasse tinha de fazer um livro.
    O romance ocorre em dois lugares no rio de janeiro em meio a uma sociedade urbanizada, e na ilha d Paquetá, que simboliza o paraíso dos amantes. Em moreninha o impedimento é superado quando, por coincidência os personagens se conhecem percebendo serem elas as mesmas pessoas de sete anos atrais, o revoltado é o final feliz.
    Uma cena que menina ganhou um camafeu de augusto e está o presente de uma esmeralda. Simboliza um novo casal, na ilha a li mesmo separou-se, onde vão se conhecer.
    (Claudiana Freitas Alcântara )

    ResponderExcluir
  4. Joaquim Manuel retrata em sua obra um tipo de amor difícil ou impossível, pois, os pais que encontrava o futuro(a) amor de seu/sua filho(a) mais não era para felicidades de seu filho mais sim o interesse em pelo dinheiro do futuro amor de seu/sua filho(a). Além de vários outros costumes como as festas,baile, etc.
    (ANDERSON COSTA)

    ResponderExcluir